Comemorar os 15 anos com uma festa deslumbrante é o sonho de muitas meninas! Elas esperam ansiosamente pelo grande dia e planejam tudo deste muito cedo, afinal, esse é o momento de brilhar!
As festas de debutante são cheias ritos de passagem e momentos que ninguém quer deixar de fora. No entanto, muitos pais e aniversariantes não conhecem o significado e as origens de tais tradições. Quer saber um pouco mais? Confira a seguir!
A palavra debutante deriva do francês début, que significa início ou estreia. Na segunda metade do século XVI, na Europa, as famílias nobres realizavam grandes bailes para apresentar suas filhas à sociedade. O objetivo era atrair pretendentes às moças. De acordo com a tradição da época, o 15º aniversário de uma menina marcava a passagem da infância para a vida adulta. Ela poderia usar roupas adultas, frequentar reuniões sociais e namorar. O baile, na realidade, representava a aliança entre as famílias nobres. Atualmente, as festas de debutante não têm mais esses objetivos! O baile tornou-se, antes de mais nada, a comemoração de uma nova fase da vida das jovens. Elas escolhem todos os detalhes da festa e tudo que têm direito. No entanto, algumas tradições ainda permeiam os bailes, mesmo que adaptadas aos tempos modernos.
Desde os primórdios dos bailes de debutante europeus, a valsa era considerada a dança oficial. Tal modalidade surgiu na Áustria e na Alemanha do início do século XII e embora seja considerada clássica, sua origem é campestre. O estilo da dança é marcado pelo ritmo lento e pelos movimentos que formam círculos pelo salão, como se estivessem dando voltas. Com passos simples e muito elegantes, a dança conquistou rapidamente popularidade.
A princípio, a aristocracia e as classes sociais mais altas consideravam a valsa vulgar e, por conta disso, alguns países europeus até chegaram a proibi-la. Para eles, a valsa era imoral e o contato físico inapropriado. No entanto, ela começou a ganhar força nas camadas populares até que, no fim do século XVI, a dança passou a ser aceita pela alta sociedade, transformando-se em um gênero clássico. Foi exatamente nesta época que os bailes adotaram a valsa!
No contexto da debutante, a valsa representa a primeira dança da jovem, quando a vida infantil é deixada para trás e a adolescência é atingida. O primeiro par é seu pai, depois valsa é dançada com avôs, amigos, outros entes queridos e com o príncipe. O ritmo pode ser o clássico, mas muitas meninas, hoje em dia, escolhem outros estilos musicais. Fica a critério de cada uma! A valsa também pode ser o momento da abertura da pista de dança.
A troca do vestido, a troca dos sapatos e a entrega da joia simbolizam a passagem da infância para a vida adulta. Tradicionalmente, o primeiro vestido é mais simples e é utilizado para receber os convidados. O segundo, pelo contrário, é exuberante e mais adulto, justamente para marcar tal transformação. É durante a valsa que ele é utilizado.
No entanto, antes mesmo de começar a dança, é realizado outro rito: a troca de sapatos. Com a ajuda do pai ou do príncipe, a debutante retira os sapatos baixos e passa a utilizar sapatos altos. Como antigamente as crianças não podiam usar saltos, o rito simboliza também a caminhada da jovem rumo à vida adulta. Por fim, a jóia é entregue pelo pai ou avô após a valsa, podendo ser um anel, uma pulseira ou um colar. Além de complementar o visual, o acessório tem esse significado muito especial.
Esta é outra maneira de simbolizar a nova fase da aniversariante. O ritual da troca da boneca não é mais tão comum como antes, mas continua fazendo parte de algumas festas. A debutante troca uma boneca, muitas vezes vestida como ela, por um buquê de rosas. O rito de passagem é também realizado antes da valsa! Além disso, quem entrega a boneca para a aniversariante e troca pelas flores é, geralmente, uma menina mais nova.
Segundo a tradição, a debutante deve escolher 15 damas, acompanhadas de 15 meninos ou não, para cumprir um papel simbólico durante a valsa. As damas ou os casais entram primeiro no salão para formar um corredor de entrada para a aniversariante! No momento da valsa, cada dama ou casal deve segurar uma vela para que a debutante as apague enquanto dança. Este ato simboliza os anos que passaram desde a entrada da jovem na vida adulta.
Debutante, agora que você já sabe os significados das tradições é só começar a planejar sua comemoração. Caso você prefira uma festa super tradicional, aposte nesses ritos de passagem e tudo será perfeito! Entretanto, se a ideia é fazer uma festa moderna, existem diversas maneiras de adaptar as tradições para os dias atuais. Você pode escolher músicas da atualidade para a valsa, criar coreografias divertidas com seus amigos e muito mais. Que seja do seu jeito!
É uma opção moderna e muito escolhida, com muito LEDS e luzes, geralmente é mais queridinha de nossos clientes gostamos de transfomar esse momento.
É a maior variedade de festas, podendo ser baseada em um personagem, uma banda, uma época, um lugar ou mesmo algo que tenha marcado a vida da debutante.
Do Tradicional ao mais descolado, o importante é que sua festa siga o estilo que mais te agrada, pois é o seu sonho, amamos o desafio de sempre idealizar e produzir uma festa nova!
Organização de um evento é uma arte que se planeja com tempo, dedicação, carinho e responsabilidade, para que possamos ficar atentos a todos os detalhes do início ao fim!
Controle e acompanhamento geral de todas necessidades e expectativas. Tornando seu dia perfeito e sem preocupações, tenha essa tranquilidade!
Controle e acompanhamento de toda desmontagem do evento, tudo por conta da assessoria e sem preocupações para o cliente no fim do evento.
Garantir que, os anfitriões fiquem tranquilos e o grande dia seja inesquecível é a principal tarefa de uma assessoria de eventos. A função da assessoria para eventos é: planejar, cotar, organizar, revisar todos os acordos, dar ideias, ajudar com a decoração e coordenar os detalhes para que o evento, seja pequeno, médio ou grande, saia perfeito.
Produzir um evento de sucesso sempre é um desafio. São muitas as tarefas antes e no dia da festa. Se no dia houver alguma situação inesperada com algum fornecedor, você terá que resolver essa situação enquanto deveria estar se preparando e aproveitando o momento. E mesmo quando a festa termina, o serviço não. Temos muito a conferir, desmontar e gerenciar.
Não se trata de um gasto a mais, na verdade você vai poupar dinheiro, pois serão resolvidos imprevistos ou mudanças de última hora sem que você nem perceba, te livrando de dores de cabeça com fornecedores;
São três tipos de assessoria, para atender nosso cliente da melhor forma.
Ideal para quem ainda não contratou nenhum serviço para o seu evento, e precisa de ajuda desde a sua concepção até a sua concretização. Nesse pacote nós fazemos a identificação do perfil do cliente, do orçamento disponível para a realização do evento e também quais serviços serão necessários. Daí em diante, levantamos os orçamentos e acompanhamos nas contratações, ponto a ponto. Posicionamos data limites para cada ação, e demonstramos quais são as necessidades e o que pode não ser contratado sem que se perca o brilho da festa.
Para quem já iniciou as contratações de alguns fornecedores, porém daí pra frente notou a necessidade de um auxílio mais próximo, para o levantamento de orçamento e análise das necessidades, para que não se extrapole o orçamento nem se perca a ideia inicial do evento.
Iremos analisar o que foi contratado e o que está pendente, bem como o orçamento disponível, iremos levantar os custos e acompanhar as contratações restantes. Assim, encontramos vocês no meio do caminho e terminamos com vocês essa jornada, para que todo o processo seja feito de forma completa e satisfatória.
Identificamos o perfil do evento e o orçamento disponível e indicamos os fornecedores que podem vir a fazer parte do seu time, para que você levante os orçamentos, bem como realize os fechamentos de contratos.
Iremos identificar o que você precisa, e te passar os fornecedores pendentes que atendam ao seu perfil e ao seu orçamento.
A partir do momento em que todos os fornecedores foram contratados, porque da criação do cronograma em diante, o trabalho é executado da mesma forma para todos os pacotes.